segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Jogos Mortais III (O Legado) & A Cabana duas obras diferentes com a mesma ideia


                   Jogos Mortais III (O Legado) e A Cabana, a primeira vista parecem não ter nada em comum. A primeira obra – Jogos Mortais III (O Legado) se trata da história de um psicopata (Jigsall) que por estar a beira da morte por conta de um câncer busca, vitimas que aparentemente não valorizam a vida que tem, e, as coloca em prova fazendo elas passarem pelas piores torturas nas armadilhas criadas por eles. Já a segunda obra (A Cabana) se trata de um pai (Mack) que aparentemente teve a filha brutalmente violentada e assassinada, e desde então vive em um estado de tristeza e não acredita mais na bondade de Deus.

Mídias diferentes, Gêneros diferentes, o que ambos podem ter em comum? Primeiramente vamos esquecer o plalno de fundo de ambos. Esquecer do sangue jorrado na tela de Jogos Mortais, e a cabana perdida no nada de A Cabana; vamos esquecer os personagens e suas histórias. O que resta nada mais é do que duas histórias que falam sobre o perdão e a valorização da própria vida.



Local

Ambos começam com os personagens em lugares diferentes do seu cotidiano, sem saber direito o porquê de estarem ali ambos só sabem que alguém planejou aquilo e os quer exatamente ali. No caso de Jeff a vitima de Jigsall, ele se encontra no velho galpão do serial killer , já em A Cabana , Mack vai parar na cabana passava as férias com a família sem saber ao serto o que o espera, apenas guiado por um bilhete aparentemente enviado por Deus.



Motivo

Nos dois casos o a história só tem inicio quando o motivo de cada personagem estar ali é mostrado para cada um . Em Jogos Mortais o motivo sempre é revelado por partes em forma de fitas gravadas pelo Jigsall, guiando o personagem na sua jornada e ao mesmo tempo revelando o porquê dele estar ali, já em A Cabana Mack tem o motivo de estar ali também por partes só que por meio de convenças com a Santissima Trindade ( Pai, Filho e Espírito Santo.



Provas e o real Propósito:

Os personagens de ambas as obras, passam por uma série de provas que tem como objetivo, ensina-los a compreender o motivo de estar ali, o verdadeiro propósito. Em Jogos Mortais as armadilhas mortais cumprem essa função fazendo o personagem Jeff entender por meio das piores situações que, ele perdoando cada um dos envolvidos no atropelamento de seu filho, poderá não só se salvar mas salvar cada um deles e com isso valorizar mais a vida que tem, mas que tinha deixado de lado. Em A Cabana , Mack é levado por Deus e “ seus amigos “ a diversas situações , como por exemplo os jardins de Sarayu , e cada uma dessas situações lê mostra, pouco a pouco, porque ele deve perdoar o assassino de sua filha e voltar a viver a vida como antes, com sua família .

Concluindo a comparação pode-se afirmar aquilo que foi dito no começo deste trabalho, Jogos Mortais III (O Legado) e A Cabana são na verdade duas obras sobre o perdão e a valorização da própria vida, apesar de diferentes planos de fundo e personagens o objetivo de ambas é nos fazer refletir sobre nossas atitutes.

Será que somos capazes de perdoar nossos inimigos? Somos capazes de perdoar aqueles que nos fazem mal, mesmo que nossa própria vida dependa desse ato? É esse questionamento que ambas deixam para traz para nós refletirmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário